Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Olá pessoal, como nosso primeiro post foi sobre alimentação pré treino (confira aqui as dicas que demos no último post) nada melhor dar continuidade ao tema e falar sobre o que consumir durante e depois de uma partida. Esse é o tema do novo post do blog sobre nutrição para tenistas!
Alimentação durante as partidas de tênis
Se você conseguiu seguir a risca algumas das minhas dicas de alimentação de lanches pré treino, não irá necessitar de nenhum suplemento nos primeiros 60 minutos de jogo, caso contrário, e caso o jogo dure mais que 1 hora com condições climáticas extenuantes é bom você saber que a ingestão de repositores energéticos são bem vindos.
As bebidas isotônicas e géis energéticos como Gatorade ou Isotonic Drink em pó são ótimas opções assim como o Carbogel (Carboidrato em forma de gel), barras de proteínas, frutas como banana, maçã e até mesmo as paçoquinha em pequenas quantidades ajudam a manter o foco e a gerar mais energia.
Como os tenistas profissionais se alimentam
Quem nunca prestou atenção no Nadal enfileirando as garrafinhas de isotônico e água no meio da partida? Ou quem nunca ficou curioso em saber o que o Djoko tem dentro do potinho de plástico?
Djoko consome frutas desidratadas com chocolate 70% pois tem uma dieta restrita de glúten e, consequentemente, com um teor de carboidrato menor do que os demais tenistas.
A Sharapova em dias muito quentes opta por xupar dimdim (conhecido também como sacolé, flau, chup-chup, etc) de maltodextrina com isotônico.
Essas estratégias nutricionais usadas pelos tenistas profissionais são desenvolvidas e testadas durante os treinamentos para que em campeonatos os atletas possam melhorar seu desempenho.
Você pode prestar atenção que cada atleta prefere um tipo de repositor energético porque cada metabolismo é único. A única estratégia comum a todos eles é a hidratação com água e isotônico.
Que alimento consumir depois do jogo
Depois de uma partida de tênis você deve oferecer ao seu corpo fontes de carboidratos de rápida absorção para repor imediatamente a energia perdida. Neste caso, opte por frutas, massas, pães e bolos .
Caso tenha um outro jogo no mesmo dia, o que geralmente acontece em torneios maiores, consuma uma fonte de carboidrato aliados a pequenas fontes de proteínas para auxiliar na recuperação da musculatura.
No pós treino o importante é hidratar e repor a energia gasta com a ingestão de água e carboidratos não esquecendo de ofertar proteína de alto valor biológico como ovos, frango e soja para a reconstrução das fibras musculares.
Assim como fizemos no post de pré-treino, segue abaixo o exemplo de 6 lanches ideais para alimentação após a partida de tênis.
Sugestões de lanches Pós treino
Lanche 1: Shake proteico
30g de whey protein isolado
200ml de água de coco
1 banana
Bater tudo no liquidificador
Lanche 2: Omelete com vegetais
2 ovos inteiros
½ cenoura crua ralada
1 pitada de orégano
1 fatia de tomate picado
Sal e pimenta a gosto
Lanche 3: Vitamina de beterraba
200ml de água de coco
½ beterraba pequena
5 morangos
Bater tudo no liquidificador
obs: A beterraba aumenta a oxigenação celular melhorando a entrada dos nutrientes na musculatura.
Lanche 4: Vitamina de abacate:
Ela se encaixa em ambas as situações (Pré ou pós treino)
½ abacate
1 banana gelada
100ml de leite desnatado
Bater tudo no liquidificador
Lanche 5: Sanduíche de pasta de amendoim
2 fatias de pão integral
1 colher de sopa de pasta de amendoim
1 fatia de queijo minas ou meia cura ( 40g)
1 copo de suco natural de acerola
Lanche 6: Mix de Frutas com cereais
1 banana picada
1 kiwi
1 fatia de melão
2 colheres de sopa granola orgânica ou aveia em flocos
É isso aí pessoal. Essas são as nossas dicas nutricionais de como se alimentar antes (tema do post anterior), durante e após a partida. Mas caso você ainda não consiga priorizar e organizar as suas refeições, os suplementos podem entrar como um plus. Mas esse é um assunto para o próximo post 🙂 Assine o blog para ficar sabendo em primeira mão!
Espero que tenham gostado, podem deixar suas dúvidas e sugestões para o próximo…
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
LIDIANE show a matéria, parabéns…uma pergunta, como repositor e para gerar mais energia vc prefere qual carbo maltodextrina ou D-Ribose??? o que sugere entre as duas antes e durante o jogo??
Boa tarde Lucas!
Que bom que está gostando dos posts.
A D-ribose é um carboidrato simples com moléculas bem pequenas de fácil absorção então ela é indicada apenas para o Pós treino.
A Malto é composta por um blend de carboidratos com digestão fracionada então é ideal para consumir antes e no meio do treino ( em pouca quantidade em torno de 150ml antes e 150ml no intervalo é suficiente).
O PROBLEMA DA MALTO É A QUANTIDADE DE CALORIAS, MAS OBRIGADO PELA DICA!!!
o meu favorito é o lanche com pasta de amendoim pois além de saciar bem a fome a pasta de amendoim ajuda no disposição e no desejo sexual como também o amendoim é um ótimo afrodisíaco para homens quanto mulheres