Conheça 10 grandes jogadores de tênis do Brasil

0
8025
Jogador de Tênis do Brasil
ataelw, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons

O Brasil é um dos países que mais apresentam esportistas que merecem destaque no cenário mundial. Grande parte deles carregam um histórico positivo de vitórias e sempre conseguem prender a atenção do público devido à alta habilidade que possuem. 

No tênis, grandes nomes já fizeram e ainda fazem parte do grupo de tenistas mais importantes da história do esporte. Por isso, o presente artigo irá apresentar uma lista com os principais jogadores de tênis do Brasil. Será possível então compreender o motivo deles merecerem destaque, servindo também de inspiração para novos tenistas que estão na luta para o desenvolvimento das suas habilidades.

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Veja a lista completa dos principais jogadores de Tênis do Brasil

Maria Ester Bueno

Gelderen, Hugo van / Anefo, CC0, via Wikimedia Commons

Quando se fala em tenistas brasileiros que fizeram história, Maria Ester Bueno é a primeira a ser lembrada. Isso se dá porque ela foi a primeira jogadora a levar o nome do país para o cenário internacional.

Ela jogou profissionalmente por três décadas e acumulou inúmeras vitórias, assim como jogos emocionantes onde conseguiu mostrar as suas habilidades. Ela obteve 63 títulos na carreira simples,sete títulos no Grand Slam, 11 na carreira em duplas e atingiu o primeiro lugar do ranking em 1959. 

Gustavo Kuerten

Jogadores de tênis do Brasil
Paul Radici (@flickr), CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

É claro que Gustavo Kurten ou Guga estaria nessa lista. Ele é considerado o melhor tenista brasileiro da história. Ele nasceu em Florianópolis e desde o início da sua carreira já apresentava sinais de que não ia demorar muito para que se tornasse o melhor. 

Ele conseguiu, ao longo da sua carreira, acumular o total de 358 vitórias, sendo 20 títulos na categoria simples e o primeiro lugar mundial em 2000, com destaque para os jogos no saibro. A sua alta habilidade e desempenho em quadra também fez com que ele se tornasse tricampeão de Roland Garros (1997,2000 e 2001). Além disso, ele foi o único tenista que conseguiu derrotar Pete Sampras e Andre Agassi na mesma competição, o Masters Cup de Lisboa.

Nos jogos em dupla, Kurten conseguiu oito troféus, jogando com grandes nomes, como Fernando Meligeni.

Fernando Meligeni

Jogadores de tênis do Brasil
Roosewelt Pinheiro/ABr, CC BY 3.0 BR https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/deed.en, via Wikimedia Commons

Poucos sabem, mas Fernando Meligeni nasceu na Argentina, porém, resolveu jogar pelo Brasil e por isso ele merece estar na lista dos principais tenistas brasileiros. Conhecido também no meio do esporte por “fino” ou “fininho”, Meligeni iniciou a sua carreira bem cedo, não demorando muito para que a profissionalização acontecesse. 

No juvenil, ele venceu o Orange Bowl, terminando em terceiro no ranking mundial. Logo que se profissionalizou, ele conseguiu o seu primeiro título internacional, ATP de Bastad. A partir de então, o tenista continuou acumulando vitórias e bons jogos, tendo o pan-americano de Santo Domingo na República Dominicana o prêmio principal da sua carreira, derrotando Marcelo Rios na final.

André Sá

si.robi, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

André Sá ganhou destaque, principalmente, nas duplas, acumulando um total de 11 troféus. A sua jornada no esporte durou de 1996 até 2018 e nesse tempo ele conseguiu alcançar a 17° posição no ranking mundial. 

Um ponto a ser lembrado é que ele conseguiu ganhar cinco títulos fazendo dupla com Marcelo Melo. Ao finalizar a carreira,  André acumulou 291 vitórias e 306 derrotas nos jogos em duplas. 

Leitura Recomendada: Principais torneios de tênis ao redor do mundo

Bruno Soares

Carine06 from UK, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

Considerado um dos melhores tenistas da ATP nos jogos em duplas. Ele é natural de Belo Horizonte e, assim como os demais apresentados, também iniciou a carreira tendo destaque pela sua evolução rápida e constante. 

Ele tem três títulos Grand Slams em dupla, sendo que os dois primeiros foram conquistados em 2016 (Australian Open e US Open). O último título aconteceu em 2020, no Aberto dos Estados Unidos, jogando ao lado de Mate Pavic.

Leia também: Estratégias básicas para jogar tênis em dupla

Marcelo Melo

Keith Allison from Hanover, MD, USA, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

Marcelo Melo é o tenista que acumula o maior número de vitórias na modalidade duplas. A sua carreira profissional deu início em 1998 e desde então ele conseguiu 34 títulos, 529 vitórias, 311 derrotas, além de dois Grand Slams (Wimbledon e Roland Garros). Esses números representam o motivo dele estar na lista dos principais jogadores de tênis do Brasil.

A sua trajetória também foi marcada por boas posições no ranking mundial, assumindo a primeira posição três vezes. Entre os seus principais parceiros de quadra, pode-se citar Ivan Dodig (Croácia) e Lukasz Kubot (Polônia).

Luiz Mattar

Trazendo para a modalidade simples temos Luiz Mattar. Ele está entre os melhores na categoria e o início da sua carreira como tenista profissional aconteceu quando ele já tinha 22 anos. 

Apesar de ser um pouco velho, quando se compara a idade inicial dos demais jogadores, a idade não foi um empecilho para que ele ganhasse destaque. Ele é o atleta brasileiro que mais conseguiu acumular pontos de ATP na modalidade simples. Nos jogos em duplas, ele levantou cinco troféus, onde duas delas foram com o uruguaio Marcelo Filippini. 

Thomas Belucci

Agencia de Noticias ANDES, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

Thomas Belucci entra na lista dos principais jogadores de tênis do Brasil pela sua habilidade e bom desempenho durante as disputas. Ele conseguiu assumir a 21° posição do ranking da ATP, ou seja, a segunda melhor colocação de um tenista brasileiro, perdendo apenas para o Guga. 

Entre os títulos que ele ganhou estão o Gstaad (2009 e 2012), Santiago (2010) e Genebra (2015), nas modalidades simples. Ao todo foram 200 vitórias desde o início da sua carreira. 

Leitura recomendada: Tipos de quadra de tênis: quais as principais características

Thomaz Koch

Thomaz Koch em 1971, em foto do Arquivo Nacional – Retirado de Wikipedia.org

O penúltimo da lista de melhores jogadores de tênis do Brasil é Thomaz Koch. O tenista carioca foi o primeiro da história do tênis brasileiro a conquistar um título Grand Slam (nas duplas mistas). A vitória aconteceu na temporada de 75. 

Na Era Fechada, Thomaz também conseguiu a melhor colocação entre os jogadores brasileiros, atingindo a 12° colocação antes do índice da ATP ser criado. Ele acumula 14 títulos em simples e 3 em duplas, além de ter conquistado dois ouros no pan-americano de Winnipeg. O seu último jogo aconteceu em 1987, mas até hoje ele é lembrado pelos amantes do esporte. 

Bia Haddad

Tatiana from Moscow, Russia, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

A tenista Beatriz Haddad Maia é destaque entre as jogadoras brasileiras atualmente. Esta conquista aconteceu devido ao seu esforço nos treinos, que teve início aos 14 anos. Logo no começo da carreira, a tenista conseguiu alcançar a 15ª posição no ranking juvenil feminino. 

A sua profissionalização no WTA  aconteceu em 2017, quando ela disputou as chaves de torneios importantes, como o Wimbledon, vencendo a sua primeira partida. 

Recentemente, a tenista também conseguiu conquistas importantes nos torneios da Inglaterra, tendo duas vitórias consecutivas. A primeira foi o WTA 250 de Nottingham, torneio inicial das competições disputadas na grama. Ela venceu a norte-americana Alison Riske por 2 sets a 1 na final de Nottingham. 

O segundo título foi no torneio de Birmingham. A disputa também ocorreu em uma quadra de grama e a tenista venceu Simona Halep, jogadora que já foi a número um do mundo. Ao todo, Bia já conseguiu acumular 10 vitórias consecutivas em sua carreira. 

Em 2023, fez história ao alcançar as semi finais de Roland Garros, se tornando a primeira brasilieira a chegar tão longe neste torneio na era aberta. Foi a primeira vez em 22 anos que um tenista brasileiro chegou até as semis. O último jogador havia sido Guga Kuerten que venceu o torneio de 2001.

Esses resultados fez com que Bia subisse cada vez mais no ranking da WTA. Após a vitória dos dois torneios britânicos, a tenista garantiu a 29° posição e ao alcançar as semi-finais de Roland Garros entrou para o Top 10 do ranking da WTA, feito nunca alcançado por uma tenista brasileira.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments