Táticas no Tênis – Criando ângulos na quadra

0
3803
Táticas no Tênis

Não se pode negar que a experiência em quadra faz com que o jogador consiga desenvolver as suas habilidades físicas e mentais para a execução de bons golpes. Porém, para se criar boas táticas no tênis é preciso também ter uma visão diferenciada sobre a quadra, dando atenção às suas características geométricas.

Este conhecimento proporciona ao jogador a possibilidade de criar ângulos na quadra, oferecendo uma grande vantagem diante do adversário. Por isso, é recomendado que você continue a leitura e descubra como é possível melhorar ainda mais o seu posicionamento durante a execução dos golpes.

Leia também: Empunhadura e estilo de jogo: entenda tudo sobre o tema

Como a geometria influencia as táticas no tênis?

É comum que as pessoas acreditem que o estudo das formas geométricas esteja restrito apenas aos profissionais de exatas. Isso é um engano, pois a aquisição deste conhecimento pode ajudar no desenvolvimento de diversas áreas, incluindo os esportes.

Os tenistas profissionais, apesar dos anos de experiência terem sido importantes para a melhora do desempenho, criaram as principais táticas no tênis com base nessas questões geométricas. Isso fez com que eles conseguissem encontrar as posições ideais para a execução de cada golpe, diminuindo assim o tempo de reação do adversário.

O ponto positivo é que entender as medidas da quadra e encontrar as melhores posições não é difícil e o jogador passa a absorver essas informações de forma natural conforme vai ganhando experiência.

Características importantes da quadra de tênis

A primeira característica a ser mencionada é o fato de a quadra ser em formato retangular. Isso  traz uma informação importante ao jogador e que pode ser usada na hora da elaboração da tática no tênis.

Por ser um retângulo, o drive cruzado percorre uma distância maior do que o paralelo, dando uma margem de acerto melhor, sendo que a medida paralela é de 23,77m e a cruzada de 25,15m. Além disso, a rede tem uma altura menor na região central, o que facilita a passagem da bola.

Táticas no Tênis

Com isso, fica claro que a cruzada é um caminho seguro e faz com que o jogador tenha uma tendência maior de acerto.

Leia também: Tipos de quadra de tênis: quais as principais características

Táticas no tênis com base na geometria da quadra

As características bases que foram citadas anteriormente são importantes para o entendimento da angulação e posicionamento que o jogador deve ter nas múltiplas jogadas.

Então, com o conhecimento inicial já passado, veja a seguir outros pontos importantes que também devem ser levados em consideração durante os jogos:

·       Movimentação a quadra (Paralela e Cruzada)

Durante uma paralela, o jogador terá que se movimentar mais caso ele esteja em um dos cantos da quadra. Agora, no caso das cruzadas, o indicado é que o jogador vá para o lado oposto para que ocorra uma equidistância dos lados em que a bola pode ser jogada após a rebatida.

·       Realização do saque

Ainda seguindo as bases geométricas apresentadas, pode-se dizer que existem duas posições para que saque seja eficiente. A primeira delas é durante os jogos simples. Nesse caso, o tenista deve se posicionar próximo ao centro para que as distâncias sejam igualadas.

Em jogos de duplas, o jogador deve ter em mente que ele deve cobrir o corredor e os ângulos cruzados. Por isso, a posição do saque pode ser nas laterais da quadra.

·       Recebimento do saque

A posição para o recebimento e devolução do saque deve ser feita de acordo com a posição escolhida pelo adversário. Por exemplo, caso seja um jogo simples e o saque tenha sido feito a partir de uma posição próxima ao centro, o local indicado é próximo às linhas laterais.

No caso de jogos em duplas, onde o saque tenha sido realizado por um jogador posicionado na linha lateral, o tenista também deve abrir o posicionamento para receber a bolinha, ficando também na linha lateral oposta ao saque. Entender que existem diferenças entre jogos simples e em dupla é fundamental para aprimorar e incluir novas táticas no tênis.

Leia também: Estratégias básicas para jogar tênis em dupla

·       Posicionamentos na rede

A geometria da quadra muda quando se trata de posicionamentos na rede. Veja algumas dicas para identificar a posição indicada, caso a tática no tênis utilizada tenha golpes realizados próximos à rede.

Se o jogador golpear a bola para o centro da quadra e para a rede, o ideal é que ela fique na posição central, assumindo o centro dos ângulos de passada dos lados.

Em relação à distância, é importante ter um cuidado para não ficar tão próximo da rede, pois isso facilita os lobs. O correto é o jogador escolher uma posição, obviamente, entre a linha do saque e a rede, dando dois passos para frente ou para trás, quando necessário.

Leia também: Slice: técnica, dicas e como aprimorar este golpe

·       Criação de ângulos na quadra

Foi possível perceber que a leitura geométrica da quadra pode ajudar bastante o jogador a se posicionar corretamente para receber e também para executar os golpes. Porém, existe um ponto importante que o tenista deve saber para que a sua tática no tênis também seja baseada na criação de ângulos na quadra, sendo ele: 

O jogador posicionado no centro da linha de base terá menos chances de criar ângulos do que aquele que está dentro da quadra. Dessa forma, quanto mais próximo da rede, maior será a possibilidade da criação de ângulos distintos.

Dicas extras para incluir nas táticas de tênis

Táticas no Tênis

Após a leitura, fica claro que compreender a geometria da quadra é de extrema importância para definir o posicionamento do jogador durante os jogos e também para a criação de táticas no tênis. Para completar todas as informações passadas, veja a seguir algumas dicas que irão ajudar ainda mais quem está em busca de melhorar o desempenho em quadra:

1. Crie um jogo em que as cruzadas sejam mais utilizadas do que as paralelas. Isso fará com que o tenista tenha um jogo mais seguro;

2. As paralelas devem ser utilizadas para o ataque;

3. Faça devoluções de saque cruzadas e no meio. O ideal é que a devolução paralela aconteça no ataque;

4. Faça movimentos para dentro da quadra para aumentar a possibilidade de criar ângulos.

É claro que essas dicas devem ser adaptadas ao jogo de cada um e também à tática escolhida para ser utilizada. Não se deve esquecer também de contar com bons equipamentos para que todo o conhecimento técnico adquirido seja colocado em prática com uma eficiência maior. 

Confira os produtos da loja Bola de Tênis Delivery!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments