Fala Galera, tudo bem? Hoje faremos um comparativo sobre os modelos Tretorn Championship 2.0, nova no mercado, e a tradicional Wilson Championship.
Já até falamos de outras bolas Championship antes, se você não leu, fica aqui o post:
Wilson ou Head Championship: qual a melhor em custo benefício?
Opinião sobre as bolas Dunlop Championship
“Onde se encaixa a Head Championship?”
Mas antes gostaria de aproveitar o espaço e parabenizar Mr. Roger Federer com um textinho criado por mim postado em uma rede social sobre sua genialidade e o retorno ao posto de número 1 do mundo.
“É impressionante a capacidade que esse homem tem de surpreender. Perto dos seus 40 anos, algo inalcançável para uma gama de atletas de alto rendimento, Mr. Roger Federer, continua se emocionando e jogando o melhor tênis no circuito mundial. Exemplo de perseverança, de dedicação e de humildade.
É um espelho as novas gerações, um gentleman em seus atos e dentro de quadra. Exemplo de que a técnica no tênis é absolutamente o que faz evoluir, previne lesões e deixa qualquer golpe com uma plástica surreal. Parece que dança, que rege, que tem o público em suas mãos, como um grande artista.
Meus parabéns, campeão. Você é o máximo desse esporte que tanto amamos. Obrigado por existir!!!!!”.
Vamos aos testes destas bolas de tênis Championship
Sem mais delongas, testamos neste mês uma bola que chegou recentemente ao mercado: a Tretorn Championship 2.0.
A título de análise, abrimos 6 tubos dela junto com 6 tubos de Wilson Championship (totalizando 36 bolas) e fomos testando durante 1 mês de aulas na escola HC Tennis.
As bolas são colocadas simultaneamente no carrinho para analisar seu gasto uniformemente e para não puxarmos sardinha para nenhuma marca, até porque não ganhamos nada com isso. Nosso compromisso é com a curiosidade que vários tenistas têm e que aqui tentamos ajudar, tirando essas dúvidas.
Comparativo entre Tretorn Championship e Wilson Championship
A Tretorn e Wilson Championships são bolas muito parecidas, desde seu tamanho à qualidade do feltro. Nelas encontramos todos os traços de bolas de padrão treino, aula e torneios amadores. Bolas com um quique bem regular, pouca perda de feltro e perda de pressão.
O que pudemos perceber em relação às duas bolas foi que a Tretorn Championship 2.0 soltava um pouco o feltro do corpo da bola durante os treinos.
Esta característica fez com que a bola ficasse em um momento mais lenta e com o quique um pouco menos regular, mas mantendo a pressão quase que inalterada, continuando boa para bater bolas e jogar pontos.
Já a Wilson Championship manteve o feltro mais junto ao corpo da bola, mas também houve gasto. Importante frisar isso pois o gasto foi bem uniforme entre as duas. A diferença foi que o feltro da Tretorn Championship se soltou um pouco do corpo da bola.
Desgaste das duas bolas de tênis com o tempo:
Abaixo as fotos que tiramos dos desgastes das bolas ao longo dos treinos. Veja que as bolas de tênis mantiveram as mesmas características ao longo do tempo, o que mostra a qualidade muito próxima dos dois modelos.
O uso destes modelos em diferentes pisos
Podemos até direcionar cada bola para um tipo de quadra, pois com o feltro mais solto ou mais espesso durante a partida, a quadra ideal para esta bola seria a quadra rápida, justamente por deixar o jogo mais lento e cadenciado.
Levando isso em consideração, a Wilson Championship seria mais útil no saibro pois mantém o feltro junto ao corpo da bola o que aumenta sua velocidade.
Estas indicações servem bem para organizadores de torneios e professores de tênis quando escolhem as quadras que serão utilizadas para aulas e torneios.
Por exemplo, uma quadra de saibro com muito pó de telha a torna mais lenta e com o quique da bola mais alto, obrigando o organizador a escolher uma bola premium (Comparativo: Babolat Roland Garros, Head ATP e Dunlop Pro e Head ATP versus outras tops do mercado) ou Championship como a Wilson pois acelerará um pouco mais a partida.
A consequência é que a aceleração da bola dará ritmo a ambos jogadores, evitando que tenham que avançar em quadra para bater uma bola que chega com menos velocidade. Ou então que a partida dure horas por conta de um jogo muito lento e sem definição das jogadas.
Da mesma forma, caso eu tenha uma quadra rápida um pouco mais desgastada utilize a Tretorn Championship pois diminuirá a velocidade com o atrito com o ar e não acelerará após o quique, pela falta de aspereza da quadra.
O que podemos concluir?
Ambas são ótimas opções de bolas para treino, aulas e para torneios amadores. Bolas com qualidade excelentes e preços moderados.
Ficam bem a frente de bolas como Babolat First, Penn Court 1 e Head Team, e no nível das outras championships testadas, mas cada uma com sua característica peculiar.
São bolas boas para torneios amadores, pois um jogador 1° classe ao bater a bola o desgaste será maior, mas nada que não dê para terminar uma partida de 3 horas sem haver uma alteração drástica na bola.
Seguindo os exemplos que dei, você poderá realizar seu torneio sem surpresas e reclamações dos jogadores de melhor nível.
Fica a dica: se você achar uma delas mais barata que a outra, não hesite em comprá-la. O nível é muito próximo e nenhuma das duas deixa e desejar.
Ahhh e a loja Bola de Tênis Delivery, que mantém esse blog, lançou 2 kits tenistas com esses dois modelos. Se você quiser aproveitar para comprar bolas e acessórios todos juntos, tá aí uma boa opção e barata:
Desejo aqui um grande ano, pois no Brasil só começa após o carnaval (Rssss). E desejo que joguem bastante tênis e se emocionem vendo seus jogadores preferidos pelas quadras around the world. Play!!!!!
Ótimo texto ?
Tem um detalhe que passou nessa análise, mas que para mim é muito importante. A Wilson perde a pressão muito mais rápido que a Tretorn. Então para aqueles jogadores que jogam só aos finais de semana e depois guardam a bola para o próximo, a tretorn é melhor, pois se mantém muito mais tempo com pressão.
Bom dia.
Ótimo artigo.
Gostaria da opinião sobre a bola Penn Court 1, se possível. Obrigado.