Olá pessoal! Tudo bem?
Hoje falaremos sobre um assunto que gera muitas discussões, polêmicas e dúvidas em nosso meio esportivo.
Qual a melhor forma de prevenir lesões no tênis: alongar ou aquecer antes do jogo?
Você já parou para pensar sobre isto?
O quê e como você faz antes de seus treinos e partidas?
O alongamento
Há um costume muito comum entre nós tenistas de fazer um “ alongamentozinho rápido” ou um ligeiro aquecimento com as bola de tenis e partir logo pro jogo, não é verdade?
Bom, o fato é que existem muitas discussões e divergências sobre a eficácia do alongamento na prevenção de lesões musculares.
Há vários estudos e artigos que apontam que um alongamento forçado e intenso pré-atividades esportivas, além de não prevenir, diminuem a potência muscular.
E agora? Não devo alongar?
Calma! O alongamento é muito importante para o nosso corpo e para nossa vida.
Ele promove maior flexibilidade e mobilidade dos músculos e articulações, aumenta as amplitudes de movimentos e também diminui as tensões e dores musculares.
Mas então quando devo me alongar?
Estudos demonstram que o alongamento é importante e se faz necessário após a prática de exercícios físicos para prevenir os encurtamentos musculares e também as dores musculares.
Mas o ideal é que a prática de alongar-se esteja incorporada rotineiramente na vida das pessoas. Isso sim permite que você tenista, tenha menos lesões musculares, mais flexibilidade e maior mobilidade.
Quais os tipos de alongamentos e quanto tempo devo contar?
O mais conhecido é o alongamento estático em que você segura o músculo estirado por 30 a 40 segundos. Pode-se fazer também um alongamento dinâmico chamado de stretching, no qual você promove um estiramento e relaxamento das fibras musculares por 10 a 15 repetições.
Abaixo ensinarei alguns alongamentos importantes e fáceis para você fazer no seu dia-a-dia e aumentar sua flexibilidade e mobilidade, que ajudarão a melhorar seu desempenho no tênis.
O aquecimento
Na minha visão como fisioterapeuta e esportista, o aquecimento pré jogo é muito importante e nos traz inúmeros benefícios.
Em todas as pesquisas e artigos, nunca se achou nenhum que fale mal do aquecimento antes dos treinos e jogos. Muito pelo contrário!
Um bom aquecimento, que simula a execução correta dos movimentos que se usará em jogo, além de preparar o atleta mentalmente, promove uma elevação da frequência cardíaca e temperatura corporal.
O resultado é o aumento do aporte sanguíneo dos músculos, a melhora na lubrificação das articulações pelo líquido sinovial, o aumento da capacidade de alongamento do músculo e a aceleração do tempo de resposta de contração muscular (propriocepção), diminuindo assim o risco de lesões.
Esse aquecimento pode ser dividido e feito em 2 etapas:
Inicialmente em baixa intensidade, sem bola, fazendo movimentos que mobilizem os músculos e articulações. Fiz um vídeo com algumas exercícios de aquecimento com e sem raquete para você realizar antes de iniciar um jogo.
Numa segunda etapa, em média intensidade, um aquecimento de bate bola, simulando os movimentos que serão usados na partida por pelo menos 10 minutos.
Então é isso, pessoal. Espero que vocês coloquem essas dicas em prática para melhorar seu desempenho e, principalmente, sua qualidade de vida.
Deixe seu comentário e dúvidas. E se gostou do post, compartilhe com seus amigos tenistas
Obrigado, boas dicas e exemplos
oi José Ricardo,.. agradeço seu comentário! Continue seguindo nosso blog que vai ter muita novidade por aí. Alguma sugestão de post que podemos cobrir? Abraço!
Pessoal, alongue e aqueça a vontade, seu músculo ira perceber que vc fará alguma atividade, não tem certo ou errado, os dois são benéficos, o que te machuca no tênis é o não saber fazer os movimentos e praticar a iniciação sem um professor, isso é lesão na certa, pois vc quer colocar em prática o que vê na televisão, sem ter essa capacidade.
[…] a passo de uma aula de tênis abrange um bom warm-up (conforme comentado no último post do Irineu: Alongamento ou aquecimento no tênis?), um drill específico, um bate bola e consequentemente um jogo aos 15 ou 20min finais da […]
[…] já falamos antes no post “Alongamento ou aquecimento no tênis?”, o alongamento deve ser um exercício praticado rotineiramente. A sua prática aumenta o ganho […]