Fala galera!!!
Quando fizemos o post comparativo das bolas de tênis Head (leia aqui), muita gente nos enviou mensagens pelas redes sociais perguntando: “mas onde se encaixa a bola Head Championship neste comparativo”. Realmente ficou faltando!
Para não restar dúvida sobre os modelos da marca Head, fizemos uma continuação daquele post. Não faremos a comparação aqui ainda com a Head Master pois ela não faz parte do portfólio da Head Brasil, distribuidor nacional da marca. Mas faremos no futuro!
No comparativo das bolas Heads, a coitada da Head Team teve a pior avaliação entre as três. Também pudera já que ela é a única bola “de treino” dentre elas.
A Head Team tem essa alcunha por ser a bola mais “em conta”, mas com bom custo benefício, se a intenção for colocar uma bola com qualidade razoável para aulas ou para quem não quer investir horrores em uma bola melhor para treinar.
Bolas de Tênis Head
Head Team é uma bola de tênis para iniciação:
Poderíamos assim intitular a Head Team. Bola para quem está querendo aprender a jogar e não quer investir muito dinheiro para tal.
Uma bola de tênis para baratear as aulas de tênis:
Seria bem diferente o valor das aulas de tênis com Head Team e Head ATP. Neste caso, se enquadra bem a Head Championship, caso queira um produto de melhor qualidade para suas aulas sem investir muito dinheiro também.
E a bola Head Championship?
A grande e notável diferença entre a Head Team e a Head Championship vem do material. O feltro e a borracha são diferentes já no tato e no visual. Logo se percebe que a Team vai ficar para trás após um treino de bate bola intenso.
Como foi testado em outras oportunidades, mas separadas, as Head Team e Head Championship , tem um bom padrão de qualidade, pensando no custo benefício.
Mas a Head Championship pula a frente no quesito desgaste entre as duas. A Head Team se desgasta mais rápido, o que torna ela mais leve e por isso é mais difícil de controlá-la, perdendo um pouco seu “punch”.
Logo o tenista tem que se esforçar mais para manter a bola na quadra. A perda de pressão que a Head Team sofre, não acontece com a Head Championship , mantendo sua qualidade e viajando mais rápido e com mais qualidade.
As diferenças das bolas na quadra rápida e no saibro
No caso, as duas bolas servem para qualquer tipo de quadra, se intitulando “All Court”. Os testes recentes foram feitos em quadra rápida, o que torna o gasto mais acentuado.
Na quadra de saibro a bola tende a durar um pouco mais, mas se mal armazenadas perdem pressão na mesma velocidade.
A diferença entre uma bola mais lenta ou mais rápida para a escolha da quadra é determinada pelo processo que discutimos no post sobre fabricação das bolas de tênis (leia mais aqui), que se chama calandragem, que nada mais é que uma preensão de Tecidos Não Tecidos (TNT), mais lã natural e/ou artificial no feltro.
Está aí o pulo do gato! Quanto mais lã natural, mais lenta fica a bola, pois a bola oferece maior atrito tornando-a mais lenta. Quanto mais lã artificial (nylon), mais rápida fica e com gasto mais acentuado.
Chegamos então à conclusão de que a Head Team em vista a Head Championship perde nos diversos quesitos que criamos como fatores de comparação.
A variedade de modelos de bolas de tênis da Head
A marca Head está de parabéns pois possui uma linha de bolas de tênis bastante completa, para todo tipo de tenista e quadra!
A Head Team é uma bola excelente para aulas e para treinos de iniciação, com um ótimo preço no mercado. Agrada quem não quer gastar muito.
A Head Championship é a campeã em custo benefício nos comparativos feitos até aqui sendo ideal para treinos de tenistas intermediários e avançados, além de torneios de nível amador. Inclusive, já falamos aqui das qualidades dela em relação à Wilson Championship (leia mais no post).
Para jogos, torneios profissionais e tenistas mais exigentes, há duas opções que são a Head Pro e Head ATP, ambas com feltro de ótima/excelente qualidade e durabilidade superior aos modelos Championship de qualquer marca.
A bola de tênis Head Pro se destaca em relação à Head Championship por possuir um feltro mais espesso que permite um maior controle de jogo e reage melhor aos efeitos, privilegiando o jogo mais técnico. A Head Pro é uma bola mais lenta que “anda menos” que sua irmã Championship, que é uma bola mais viva e que “anda mais”.
A Head ATP, como já dissemos, é o modelo top da marca Head, usada em torneios profissionais mundo a fora como o Rio Open e que tem durabilidade surpreendente. Inclusive, estamos preparando um post para compará-la com as bolas Tretorn Control e Wilson US Open, completando o comparativo postado aqui no blog na semana passada (leia o post aqui).
Ela ainda possui uma tecnologia de feltro chamada SmartOptik que garante mais visibilidade, principalmente em jogos noturnos (dica do nosso leitor André Bueno de Rio das Ostras/RJ 🙂 )
Agora completamos o comparativo! (Mas futuramente falaremos sobre a Head Master em relação a outras bolas de entrada).
Seguiremos com os comparativos, mesmo que não testando as bolas ao mesmo tempo, pois com a expertise adquirida nas aulas e nos outros testes, conseguimos distinguir a qualidade entre as bolas.
Continuem nos mandando ideias de comparativos, de novos posts e dúvidas sobre bolas de diferentes marcas e tipos.
Aliás, esse será um tema de um futuro post 🙂 Um grande abraço a todos. Play!!!!
E se gostou, já sabe: compartilhe a informação com seus amigos tenistas!
Muito legal a informação.
Minha pergunta final seria. Como jogo nos finais de semana me parece melhor comprar a Championship e usar somente um dia. Assim, ela não deprecia o que ocorreria mesmo com a PRO e ATP ao ficarem “paradas” durante a semana, concorda?
A lógica é, usar menos por um preço melhor. Assim tenho mais ou menos a mesma qualidade já que estou jogando sempre com bolas novas. Ou você acredita que a bola vai interferir no nível do jogo?
Obrigado.