E aí galera, beleza?
Nos últimos meses avaliamos quase todas as bolas tops do mercado de suas respectivas marcas: Head ATP, Wilson US Open, Babolat Roland Garros, Tretorn Control e Dunlop Pro.
Mas ainda faltava testar a Wilson Australian Open que recentemente foi escolhida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) como a oficial dos seus torneios. Claro que não podia ficar de fora esta bola que também é a oficial do primeiro Grand Slam do ano.
Para testá-la resolvemos comparar com a bola de tênis melhor avaliada por nós até o momento, a Head ATP. Para quem não leu ainda nossos últimos comparativos de bolas tops, esses são os links:
Comparativo: Babolat Roland Garros, Head ATP e Dunlop Pro
Head ATP versus outras tops do mercado
Wilson Australian Open versus nossa favorita até o momento
Essas bolas são produzidas com o que os fabricantes possuem de melhor em termos de tecnologia e recursos para conseguirem evoluir as bolas de acordo com o piso, clima, estilos de jogo e etc.
No momento do treino, colocamos 3 tubos de bolas de cada marca para os testes, totalizando 9 bolas de cada modelo. Nesse momento é que percebemos as qualidades de cada uma das bolas e suas sutis diferenças.
A primeira vista ao pegar as bolas Australian Open nas mãos temos a leve impressão de que as Head ATP são mais pesadas, mas é quase imperceptível.
A Wilson no contato com a raquete tem um barulho diferente, parece que o contato no centro da raquete possui aquele barulho “gostoso”.
Já a Head é sim pouca coisa mais pesada, mas partindo do princípio que as bolas profissionais precisam ter entre 56 e 59,4g, a diferença não é tanta assim aos olhos.
Na batida, essas poucas gramas se transformam e é perceptível na raquete o peso da bola Head. Não que isso seja um problema, pois as duas bolas são maravilhosas e surpreenderam na durabilidade, maciez, quantidade/qualidade do feltro e efeito.
Vi na Wilson Australian Open uma bola bastante consistente, de uma espessura, maciez e conforto absolutamente satisfatório. Ela é aquela bola que abrimos e já nas primeiras batidas ela demonstra que é uma excelente bola. Não perde muito feltro durante os jogos, o que também foi uma excelente característica.
Na parte da Head ATP, é uma bola que é pouca coisa mais pesada do que a Wilson, dando para sentir apenas nas batidas mesmo. Na durabilidade, quesito em que a Head ganhava de todas as outras marcas em todos os quesitos até agora.
No saque a Wilson ganha um pouco por ter feltro mais reto e com um pouco maior volume. O fato de não perder muito feltro também faz com que a bola pegue mais efeito por mais jogos e treinos.
Tiramos fotos das bolas em três momentos: com tubos recém abertos, 2 horas e 6 horas de treino. Note que houve um desgaste quase imperceptível a medida que elas foram utilizadas nos treinos.
Resultado final do comparativo com a Australian Open
Se eu fosse fazer uma escolha, uma avaliação final das duas e ter que escolher uma delas, hoje eu ficaria com a Wilson Australian Open pelo conjunto da bola. Ela é simplesmente perfeita em todos os quesitos, não deixando em nenhum atributo algo que pudesse tirar dela o topo nesse momento.
Bom, sem mais delongas, vamos aos comparativos:
Gosto das duas marcas, a impressão que tive, achei a Head é um pouco + macia.