A raquete de tênis é a extensão do jogador e é por meio dela que os golpes são executados. Desse modo, a escolha correta deste equipamento é fundamental para manter o bom desempenho em quadra. 

O avanço da tecnologia e a descoberta de novos materiais utilizados na sua fabricação faz com que muitos jogadores tenham dúvida na diferenciação dos equipamentos. Mas será que existe diferença entre uma raquete de tênis barata e uma cara?

Será que é sempre válido investir em raquetes caras? Ou as baratas atendem todas as necessidades dos tenistas? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as principais diferenças entre elas. 

O que define uma boa raquete de tênis?

Para responder esta pergunta é preciso, em primeiro lugar, entender que a variedade de raquetes de tênis existentes serve para atender a todos os níveis e tipos de jogadores.

Diante disso, o primeiro ponto a ser analisado não é a raquete, mas sim o nível do tenista e também quais são os seus objetivos em quadra. O tenista deve ter em mente que as características presentes no equipamento de jogo devem estar adequadas ao seu estilo. 

Pode-se dizer então que o que define uma raquete boa é a junção das suas características, incluindo materiais, formatos, tamanhos e tecnologias utilizadas e como isso servirá para ajudar no aumento do desempenho durante a partida. 

Uma raquete para iniciantes pode não ser útil para um jogador avançado, pois ela foi fabricada para facilitar o aprendizado, assim como uma raquete de tênis para profissionais pode dificultar o jogo de um iniciante.

Além disso, também existem equipamentos direcionados para crianças e adolescentes, apresentando pesos e tamanhos diferentes das demais. 

Qual a diferença entre uma raquete barata e uma cara?

O primeiro ponto de diferenciação, obviamente, é o preço. Algumas marcas apresentam um controle de qualidade maior e trabalham com materiais mais resistentes, fazendo com que o preço seja elevado. 

É evidente então que os profissionais acabem escolhendo pelas mais caras, pois, de um modo geral, elas apresentam as características perfeitas para o que este tenista precisa. 

Mas quando uma pessoa decide começar a jogar tênis, a compra de uma raquete mais barata pode ser o ideal. O fato de ser iniciante, não entender muito bem a dinâmica do jogo e não ter a certeza da continuidade dos treinos faz com que os equipamentos com preço reduzido sejam uma boa opção.

Mas saiba que é possível encontrar ótimas raquetes que apresentam um valor reduzido em comparação com as demais. Antes da escolha, é importante entender que a raquete é um investimento e que ela será fundamental para o jogador evoluir no esporte e também para que os profissionais consigam aproveitar todas as suas habilidades. 

Seguindo esta linha de pensamento e analisando de um modo geral, é possível dizer que as diferenças entre uma raquete de tênis barata e cara está, basicamente, nas suas características principais e o que elas podem fazer pelo jogador. 

Diferentes raquetes de tênis
Características e diferenças entre raquetes de tênis – Foto por Cristina Anne Costello retirado de Unsplash

Principais características das raquetes de tênis baratas e caras

Existem alguns pontos que podem fazer com que uma raquete de tênis fique mais cara ou mais barata. Eles também são fundamentais para identificar se o equipamento é indicado para iniciantes, intermediários ou profissionais. 

Saber um pouco mais sobre essas características faz com que o jogador tenha um entendimento melhor sobre a precificação, além de serem ótimos critérios na hora da escolha. 

Vamos entender um pouco melhor, detalhando como os materiais utilizados podem definir o preço da raquete:

Raquete de uma ou duas peças 

Uma raquete de duas peças é aquela em que apresenta uma ponte plástica que serve para segurar as cordas. De um modo geral, elas são mais baratas e não são indicadas para jogadores profissionais, mas é uma boa escolha para as crianças

A raquete de tênis de uma peça só não apresenta essa ponte e proporciona um aumento da absorção do swing para a bola, o que pode dar ao jogador um controle maior sobre os golpes.

Material utilizado para a fabricação

Os materiais utilizados também podem ser pontos de definição de preço. As raquetes de grafite e fibra de carbono são as mais caras do mercado. Isso está ligado ao fato destes materiais serem resistentes e com um alto poder de absorção de vibrações. 

As raquetes mais baratas e também indicadas para crianças e iniciantes, geralmente, são as de alumínio ou liga. Apesar de elas também terem as suas qualidades, quando se faz uma comparação com o grafite e o carbono, é possível perceber que elas apresentam uma resistência menor.  

Além disso, raquetes de tênis mais baratas costumam ser comercializadas com cordas de fábrica, tendo mais chances de rompimento. 

Peso

Muitas pessoas ainda acreditam que uma raquete leve é o ideal para um jogo perfeito. Apesar de serem melhores para o manuseio, elas podem ser instáveis em determinadas situações. Mas é claro que isso não é uma regra, apenas uma constatação feita por alguns profissionais.

As raquetes mais baratas costumam ser mais leves, pesando em torno de 250g e isso pode ter ligação com a afirmação feita anteriormente em relação à sua estabilidade. Os equipamentos mais caros e indicados para adultos e profissionais do esporte são mais pesados e apresentam uma estabilidade maior.

O que deve ser entendido é que não existe peso ideal, mas sim aquele que é adequado ao estilo de jogo e características físicas do jogador. 

Dimensões da raquete de tênis

Raquetes que apresentam uma cabeça de dimensão maior facilita o jogador a acertar a bola, porém, elas são mais lentas durante a movimentação. Elas geralmente são mais baratas e indicadas para iniciantes, mas isso não é uma regra.

Aquelas que têm uma cabeça menor são ideais para jogadores mais avançados e que já possuem um bom domínio de jogo. Elas dão velocidade na hora da realização dos golpes, mas é preciso habilidade pois a área de contato é menor. Assim como a anterior, essas características não são uma regra para que a raquete fique mais cara. 

Conclusão: uma raquete de tênis barata é uma raquete ruim? 

Após fazer esta análise completa sobre as raquetes de tênis caras e baratas é possível concluir que o preço tem influência na qualidade da raquete, mas não é o único fator a ser analisado.

É provável encontrar boas raquetes com preços reduzidos e caras com uma qualidade inferior. O que vai definir a escolha é o estilo de jogo do tenista, seu nível de habilidade e também as suas características físicas ou faixa etária. 

Onde comprar raquete de tênis

A loja Bola de Tênis Delivery tem uma linha completa de raquetes de tênis de todos os preços e que atendem a todos os níveis de jogadores. Aproveite para analisar todo o catálogo e escolha aquela que esteja de acordo com os seus objetivos em quadra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments