O crescimento do Beach Tennis não tem relação apenas com o prazer de jogar, mas também com os benefícios que ele proporciona ao corpo e também à mente. Saiba que a prática do esporte vem sendo muito utilizada como treino muscular e aeróbico pelo fato do esporte ser capaz de movimentar todo o corpo. 

De fato, o Beach Tennis carrega essa vantagem de ser capaz de realizar movimentos completos, além de demandar um esforço físico um pouco maior, porque a areia exige um força maior, principalmente, nos membros inferiores. 

Mas será que existem maneiras de otimizar ainda mais o treino muscular e aeróbico durante a prática do esporte? 

A resposta é SIM e este artigo irá aprofundar um pouco mais no assunto, mostrando 7 boas práticas que podem ser aplicadas pelos esportistas. 

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

O que caracteriza um treino muscular e aeróbico?

Antes de conhecer as sete dicas para aprimorar o treino enquanto se pratica Beach Tennis, é importante que seja esclarecido o que de fato é um treino muscular e aeróbico.

Ter este conhecimento fará com que os jogadores de tênis de praia consigam compreender ainda mais a importância de aplicar as dicas que serão passadas posteriormente. 

Como eles apresentam diferenças, a explicação será de forma separada, mas é importante saber que os dois tipos de exercícios são complementares e por isso é indicado para que os dois sejam feitos juntos. 

Vamos entender melhor:

Treino muscular:

De um modo geral, são exercícios voltados para os músculos, onde grande parte deles são realizados para o ganho de massa magra. Além disso, eles também proporcionam uma modelagem corporal, melhora da postura e também auxiliam no emagrecimento. 

Treino aeróbico:

São exercícios contínuos e, muitas vezes, repetitivos, sendo que a principal fonte de energia é o oxigênio. Estes exercícios promovem um alto gasto calórico e por isso são indicados para quem busca perder peso. 

Entre as atividades físicas aeróbicas é possível citar a caminhada, corrida, dança, natação, hidroginástica e a prática de alguns esportes, como é o caso do Beach Tennis. Quem apresenta uma constância em praticar esses exercícios conseguem ter uma melhora na saúde, aumentando assim a expectativa de vida. 

Mulher jogando beach tennis na quadra de areia. Dicas para praticar beach tennis como treino muscular e aeróbico
Como utilizar a prática do Beach Tennis como treino aeróbico e muscular

Quais são as 7 dicas para usar o Beach Tennis como treino muscular e aeróbico?

Como falado, o Beach Tennis é uma ótima maneira de movimentar o corpo e por isso é possível aproveitá-lo como uma forma de exercício muscular e aeróbico. Mas para que a prática do esporte seja, realmente, utilizada para a saúde, é importante que o esportista mantenha o foco na hora do jogo e siga algumas boas práticas que ajudarão ainda mais a saúde do corpo. 

Abaixo estão 7 dicas para usar o Beach Tennis como treino muscular e aeróbico:

Aproveite a areia para perder calorias

O fato de o esporte ser praticado na areia faz com que o jogador tenha um esforço maior durante a movimentação. Dessa forma, ele conseguirá melhorar o condicionamento físico e a perda de calorias será maior. 

O ideal é que o atleta utilize este fator a seu favor, ou seja, ele pode usar  a dificuldade de movimento gerada pela areia como um aliado ao  treino. Mas é preciso adquirir uma percepção mais apurada sobre os movimentos, fazendo com que eles sejam precisos e voltados para o fortalecimento dos músculos da perna, além da perda de calorias. 

Busque pelos equipamentos adequados

O aumento do desempenho no esporte está ligado também aos equipamentos utilizados. A raquete de Beach Tennis, por exemplo, deve ser muito bem escolhida, seguindo sempre as características físicas e objetivos de jogo do atleta. 

O jogador que treina utilizando raquetes ideais para o seu nível, consegue aproveitar muito mais os benefícios que as partidas oferecem para a saúde do esportista. Dessa forma, é importante entender um pouco mais sobre os equipamentos de Beach Tennis para que a escolha certa seja feita. 

Para se ter uma ideia, uma raquete mais pesada proporciona ao jogador a realização de golpes mais potentes. Já as raquetes mais leves exigem que o jogador tenha uma força maior durante a execução dos golpes. Percebe-se então que o peso da raquete pode influenciar o esforço que o jogador precisa ter. 

Aprenda a realizar movimentos completos e precisos

Como os exercícios praticados na academia, os movimentos do Beach Tennis também apresentam a necessidade de serem executados da maneira correta. Essa precisão faz com que os benefícios causados pelos  movimentos dos braços e das pernas sejam ainda mais eficientes.

Uma dica é o apoio de um profissional técnico que possa auxiliar na realização dos golpes, movimentações em quadra e nas posições corporais. Este acompanhamento será indispensável para usufruir dos pontos positivos que o Beach Tennis pode trazer para a saúde. 

Utilize as roupas indicadas para a prática do esporte

O uso de roupas adequadas também é importante. Por mais que o Beach Tennis seja praticado, na maioria das vezes, ao ar livre e com poucas roupas, saiba que existem uma infinidade de peças que auxiliam no conforto do jogador. 

Contar com roupas confortáveis e direcionadas para a prática do esporte proporciona um aumento do desempenho durante as partidas e, consequentemente, um aproveitamento melhor dos movimentos realizados. 

Beba bastante água e tenha uma alimentação saudável

Se a ideia for praticar o esporte para adquirir melhorias na saúde, saiba que os benefícios só serão completos a partir de uma dieta saudável. É importante que, juntamente aos treinos, o jogador tenha uma alimentação equilibrada e beba bastante água. Dessa forma, o corpo reagirá melhor aos exercícios e os resultados serão mais satisfatórios. 

Tenha um grupo que incentive o treino constante

Uma forma de incentivar a continuidade dos treinos é fazer parte de um grupo de pessoas para que os jogos aconteçam sempre. É muito comum ter períodos em que o desânimo apareça, fazendo com que o jogador não sinta vontade de treinar. Saiba que os resultados positivos do esporte vêm com o tempo, então é imprescindível que os treinos sejam constantes. 

Acompanhe as mudanças corporais

Por fim, é necessário acompanhar as mudanças corporais que o Beach Tennis proporciona. Além de ser mais um motivo para continuar a praticar o esporte, perceber as reações do corpo fará com que o jogador tenha consciência sobre os movimentos que mais proporcionam benefícios ao seu corpo. 

Dicas Extras

Agora basta seguir as dicas apresentadas e esperar os resultados. Aproveite também para dar uma olhada na loja do Bola de Tênis Delivery, temos equipamentos e acessórios que também serão úteis para o aumento do desempenho.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments