Olá Pessoal tudo bem?
No texto de hoje, iremos falar sobre a Lesão do Quadril. Um problema muito sério que já encurtou a carreira de muitos astros deste esporte.
Recentemente pudemos acompanhar o drama vivido por um tenista ex número 1 do mundo, após mais de 1 ano realizando tratamentos conservadores, o britânico Andy Murray, de apenas 30 anos acabou optando por fazer o tratamento cirúrgico no quadril direito.
Além dele, outro caso que está vivo na memória dos amantes do tênis, é o nosso ídolo brasileiro, Gustavo Kuerten, quem em 2002 também realizou uma operação no quadril direito e nunca mais conseguiu obter o mesmo nível de antes, se aposentando pouco tempo depois.
O quadril é uma articulação muito forte, de sustentação e distribuição de forças.
Possui uma boa mecânica e é envolto por muitos ligamentos e músculos que dão estabilidade e dinâmica de movimentos.
E por quê a recuperação das lesões de quadril são tão difíceis?
Bem, existem vários tipos de lesões que podem ocorrer no quadril. Principalmente se tratando de esportistas, que geram mais impacto e solicitam mais das articulações.
Entre elas está o impacto femoroacetabular e as lesões labrais, muito comuns em tenistas, e foi exatamente o que aconteceu com Guga e Murray.
Estas lesões podem ocorrer por um excesso de impacto combinado com movimentos rotacionais e também por uma debilidade e alterações das estruturas anatômicas.
Os sintomas comuns são:
- Dor aguda (profunda ou irradiada para a virilha), durante ou após os treinos
- Limitações de movimentos.
Há outros diversos tipos de lesões musculares que não abordarei aqui para não estender demais o assunto. Mas fiquem tranquilos, deixarei alguns vídeos mais abaixo com exercícios preventivos.
Um fator muito importante para ajudar na reabilitação é o tempo e a fase da lesão, o quanto antes se obtiver um diagnóstico clínico e iniciar o tratamento fisioterapêutico, melhor será o prognóstico.
Não existe um protocolo de tratamento. É necessário se fazer uma avaliação minuciosa da região e também de outras partes do corpo que podem influenciar na biomecânica do quadril como os pés, joelhos e coluna lombar.
Exercícios de Fortalecimento da Musculatura do Quadril
Aqui no Studio Pilates fazemos séries de exercícios para o fortalecimento da musculatura e consequentemente na prevenção de dores e lesões musculares em várias partes do corpo.
No vídeo abaixo mostramos algumas séries de exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos do quadril.
Se vocês quiserem exercícios de prevenção de lesões em outras partes do corpo, acesse meus posts antigos:
É isso aí pessoal. espero que tenham gostado do conteúdo, importante lembrar que a melhor forma de evitar lesão é a prevenção.
Então compartilhe e mostre para seus amigos tenistas. Com essas dicas eles também podem se prevenir e ter uma carreira mais longeva e sem dor no Tênis.
[…] Lesão do Quadril no Tênis […]