Principais torneios de tênis ao redor do mundo

0
4457
Torneios de tênis

Atualmente, os campeonatos e torneios de tênis estão presentes no mundo todo e isso mostra o quanto o esporte cresceu, comprovando também uma tendência de elevar ainda mais o número de adeptos. Diante disso, conhecer e entender cada modalidade é importante para aqueles que desejam fazer do esporte uma prática recorrente, ou então vir a se tornar um jogador profissional.

Por mais que alguns campeonatos e torneios de tênis estejam constantemente na mídia, muitos detalhes ainda são desconhecidos de grande parte dos brasileiros. Por isso, o presente artigo irá detalhar um pouco mais sobre os principais eventos que acontecem ao redor do mundo.

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

O que é ATP e WTA?

Antes de conhecer os principais campeonatos ou torneios de tênis, é necessário compreender duas siglas que acompanham a nomenclatura dos nomes dos jogos: ATP e WTA.

A ATP (A Associação de Tenistas Profissionais) é a organizadora dos principais torneios e foi fundada em 1972 com o objetivo de defender os interesses dos tenistas masculinos. 

A WTA ou Associação de Tênis Feminino, fazendo a tradução direta, é a organizadora dos campeonatos e defende os interesses das tenistas. A sua criação ocorreu em 1973, por Billie Jean King. Ter este conhecimento é imprescindível para compreender os detalhes que serão apresentados a seguir.

Circuito de saibro, grama e quadra rápida

Quando se fala em torneios de tênis, é preciso compreender que existe um subcircuito de quadras que representam os principais torneios e competições que ocorrem ao redor do mundo. 

Os jogos acontecem em quadra de saibro, grama e quadra rápida, seguindo uma sequência que tem início em janeiro e termina em novembro, acontecendo um total de 69 torneios de tênis, em 31 países diferentes. É claro que existem aqueles que são mais importantes e dão mais pontos no ranking de tênis, mas todos são necessários para compor todo o circuito.

Leia mais: Conheça as diferenças de jogar nos principais pisos neste posts: Tipos de quadra de tênis: quais as principais características.

Resumo do calendário anual de torneios de tênis

Os primeiros 5 torneios de tênis acontecem em janeiro, na Ásia e Oceania e fazem parte da categoria ATP 250. Alguns tenistas utilizam estes jogos como preparação para os grandes campeonatos (Grand Slams), como o Australian Open. 

Os meses de fevereiro e março também são marcados por jogos importantes, tendo como destaque os primeiros Masters 1000 da temporada, que acontecem em quadras rápidas. O mês de abril inicia a temporada de saibro europeu, tendo eventos tradicionais como Masters 1000 de Monte Carlo e o ATP 500 de Barcelona.

Seguindo a sequência, em maio acontece o tão esperado Roland Garros, onde os jogos são disputados em quadras de saibro. Logo no meio do ano ocorre o Wimbledon, mais um torneio Grand Slam, que é marcado pela presença de grandes jogadores que mostram suas habilidades na quadra de grama. 

O calendário segue até o final de novembro, com jogos importantes do Masters 1000 e o US Open, disputado em quadras rápidas. Para aqueles que realmente amam o esporte, o último mês do ano também reserva alguns torneios menores, como o Challengers e Futures. A disputa acontece entre tenistas que não estão nas primeiras posições do ranking. 

É possível perceber que o calendário anual é completo e conta com uma diversidade de jogos e quadras, o que faz com que os amantes do esporte possam realmente apreciar as habilidades dos jogadores em diferentes formatos de jogos e tipos de quadras. 

Leia também: Principais torneios de tênis no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.

Conheça os torneios Grand Slam

É possível dizer que os torneios Grand Slam têm uma importância muito grande para o esporte.Uma boa parcela  dos tenistas consideram que vencer um desses campeonatos é a representação da chegada no topo, quando o assunto é o sucesso do jogador profissional dentro do esporte.

Isso se dá pelo fato desses torneios de tênis serem os mais antigos da história do tênis, oferecendo grandes premiações e distribuição de pontos no ranking, o que faz com que a disputa seja ainda mais emocionante.

Abaixo estão os quatro maiores eventos anuais mais importantes do tênis:

Australian Open

torneios de tênis

Este é o primeiro torneio de tênis do ano e acontece no final de janeiro, na mesma época em que está acontecendo o verão australiano. O ambiente de descontração e diversão que os australianos criam nesta época fez com que o evento passasse também a ser chamado de Happy Slam.

Uma individualidade em relação a esse torneio é que no circuito masculino, cada partida é decidida em melhor de cinco sets. Já no feminino, a decisão fica no melhor de três sets. O ganhador recebe, em média, um valor de 2 a 4 milhões de dólares australianos. Lembrando que o prêmio pode ter alteração a cada ano.

Roland Garros

torneios de tênis

Um dos torneios de tênis mais esperado do ano, o Roland Garros acontece no mês de maio na França, sendo a única edição da categoria em que os jogos acontecem em uma quadra de saibro.

O nome do torneio é em homenagem a Roland Garros, um francês pioneiro da aviação. A competição acontece em melhor de 5 sets para os jogos masculinos e em 3 sets para o feminino. O interessante é que são aceitos tanto jogadores amadores quanto profissionais, tendo Rafael Nadal como o maior campeão da história do campeonato. O prêmio fica em torno de US $2,3 milhões, podendo variar conforme o ano.

Wimbledon

torneios de tênis

No meio do ano os amantes do esporte também podem contar com outro torneio de tênis que faz parte do Grand Slam, o Wimbledon. Ele é o único da categoria disputado em grama, sendo um dos pisos cada vez mais raros nos campeonatos que acontecem ao redor do mundo.

O Wimbledon conta com 128 jogadores para as simples, sendo que a cada evento que acontece a inclusão de  jogadores masculinos e femininos. A admissão dos esportistas que participam do torneio acontece a partir da classificação no Ranking Internacional da ATP (Associação Internacional de Tênis).

Na categoria masculina, entram os 104 primeiros do ranking e na feminina as 108 primeiras jogadoras. Além disso, cada evento também admite a entrada de mais 8 novos jogadores, chamados de “Wild Card”, sendo que eles são selecionados pelo comitê organizador.

Por fim, também existe uma outra etapa para que novos entrantes tenham a possibilidade de participar, chamado de qualifying, acontecendo uma semana antes da estreia do torneio.

US Open

torneios de tênis

Este torneio de tênis também entrou na lista dos mais tradicionais e antigos da categoria. Ele era conhecido, inicialmente, por US National Championship, ocorrendo em quadras rápidas, assim como o Australian Open.

Ele acontece em dois períodos, o primeiro é em agosto e o segundo em setembro. Os jogos principais apresentam-se em cinco eventos diferentes, sendo eles: simples masculino e feminino, duplas femininas, masculinas e também as mistas, tendo categorias adicionais para juniores, seniores e para jogadores que utilizam cadeira de rodas.

Leita também: Bolas de tênis: principais tipos, marcas e modelos e conheça as bolas oficiais de cada torneio.

Categoria Masters 1000

torneios de tênis

Os torneios de tênis que envolvem o Masters 1000 também são bastante importantes para o esporte e para os tenistas, apesar de não ser tão tradicional quanto os demais já apresentados. De modo geral, os jogos ocorrem na Europa, América do Norte e Ásia e teve início em 1990, quando a ATP passou a ser a responsável pelo circuito masculino.

Estes campeonatos se apresentam de forma obrigatória para aqueles que estão melhor classificados no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Os vencedores recebem 1000 pontos, cerca de metade quando comparado aos demais que foram citados acima.

No Masters 1000, os homens e as mulheres têm disputas de três sets, um ponto de diferenciação em relação aos demais.

Demais torneios de tênis

Além das categorias já citadas, também existem outras que apresentam características individuais, além de terem um número maior de campeonatos em comparação com as principais. Vale dizer que elas apresentam uma distribuição de pontos menor do que as tradicionais, mas ainda assim são importantes para os tenistas.

Confira abaixo:

ATP 500

torneios de tênis

Considerado o terceiro nível de torneios de tênis, o ATP 500 faz a distribuição de 500 pontos ao campeão. Não é muito comum a presença dos principais nomes do esporte, porém não deixa de ter a sua importância. Na categoria feminina, as competições têm o nome de WTA International.

ATP 250

torneios de tênis

Neste ATP, os pontos distribuídos são 250 e não é comum a presença de tenistas que estão no topo do ranking, apenas quando ocorre algum evento especial. Assim como a anterior, a categoria feminina da ATP 250 apresenta um nome diferenciado que é WTA 125

ATP/WTA Finals

Torneios de tênis

O torneio ATP/WTA Finals ocorre a partir da reunião dos jogadores que ficaram nas primeiras colocações ao final da temporada. A divisão acontece em grupos de quatro, onde ocorre o avanço de dois de cada chave para as semifinais.

Ele também é bastante importante para o esporte, podendo até ser equiparado aos torneios de tênis Masters 1000.

Copa Davis

Considerada por um longo período como um dos torneios de tênis mais importantes do tênis em relação à disputa entre países. O torneio aconteceu por meio de partidas simples e também em duplas que eram disputadas em cinco jogos. Em janeiro de 2020, este formato foi modificado, dando espaço ao ATP Cup, que é uma competição bastante parecida com o padrão original.

Logotipo ATP Cup

Todos estes torneios de tênis tiveram participações de mestres do esporte, reunindo um grupo de campeões que fizeram história. Dentro da lista dos principais vencedores é possível citar: Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Percebe-se então que existem muitos campeonatos de tênis durante o ano, sendo que cada um apresenta características únicas e que fazem com que o esporte seja bastante atrativo. Vale a pena reservar um tempo durante o ano para acompanhar esses torneios, descobrindo novos talentos ou então para ver as lendas do esporte realizando as melhores jogadas. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments