Olá pessoal! Tudo bem? Neste post falaremos sobre algumas dores de origem osteo-tendineo-musculares e suas relações entre o tênis, o trabalho e os hábitos de vida diária das pessoas, que influenciam diretamente na prática esportiva.
Resolvi escrever sobre esse tema depois de conversar com alguns tenistas e ver que muitas de suas principais dores e principais queixas durante uma partida de tênis estavam relacionados aos seus hábitos de vida e hábitos profissionais.
Lesões por esforço repetitivo
Muitas patologias denominadas genericamente de Lesão de Esforço Repetitivo (LER/DORT), apresentam sinais e sintomas de inflamações musculares, de tendões e nervos, principalmente dos membros superiores, relacionados e associados ao tipo e ritmo de trabalho, e a movimentos repetitivos.
O uso excessivo de computador, associado a má postura e a falha de ergonomia estão entre as principais causas de dores relacionadas ao trabalho que acabam muitas vezes prejudicando nosso desempenho esportivo e até mesmo nos deixando de molho por algum tempo sem poder jogar.
Entre as principais queixas estão as epicondilites laterais e as dores de coluna.
As epicondilites laterais, muito conhecida em nosso meio esportivo como cotovelo de tenista, (veja mais no post sobre cotovelo de tenista) são muito comuns em quem utiliza o golpe de Backhand com uma só mão (leia mais sobre o assunto no post do Hudson que fala do Backhand) e também em quem utiliza muito tempo o computador com excesso de digitação.
A combinação desses dois movimentos podem ocasionar e/ou agravar tal patologia.
Lesões na coluna e a falha na ergonomia
As dores de coluna são muito comuns nos tenistas, presentes também muitas vezes em quem trabalha muito tempo sentado e com má postura.
São agravadas pelo jogo de tênis por exemplo num movimento errado de saque (confira o post aqui do blog sobre esse golpe) ou quando se chega mal em uma bola ou quando não se utiliza bem o trabalho de pernas (leia sobre footwork no post do Hudson) para se abaixar numa devolução de slice.
Uma das causas que contribui para esses problemas é a falha na ergonomia. Em seu trabalho, fique atento à postura para evitar lesões na coluna, cotovelo punho e mão. Evite a posição 3 do quadro abaixo:
Aliado à isso, a falta de exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos e os hábitos de vida, cada vez mais dependentes da tecnologia (smartphones, tablets, videogames) somam-se e deixam o indivíduo cada vez mais propenso a tais lesões; que causam dor e podem gerar perda de força, edema e diminuição de movimento.
Aqui no blog postamos dois posts muito bons sobre exercícios de fortalecimento e alongamento que são úteis na prevenção de lesões:
Alongamento ou aquecimento no tênis?
5 exercícios físicos que vão te ajudar nas partidas de tênis
Cuidado com uso excessivo de smartphones
E o uso excessivo de smartphones também pode causar dores que afetarão seu desempenho em quadra.
Você sabia que nossa cabeça pesa em torno de 5 Kg e que na posição de flexão, olhando para o celular, ela aumenta em até 6 vezes seu peso, chegando até 30 kg?
Pare para pensar: quanto tempo você fica no celular nas posições da imagem acima? Muito né? Tenha cuidado com esta posição pois você pode ter sérios problemas na cervical e ficar um bom tempo fora de quadra!
Dicas para quem passa o dia todo no trabalho
E para quem trabalha em escritório fica a dica: evite ficar mais de 2 horas no computador sem fazer uma pausa de pelo menos 5 minutos!
Levante-se, movimente e se alongue!
Essa pausa é importante para diminuir as tensões musculares e melhorar a circulação dos tecidos diminuindo as sobrecargas.
No vídeo abaixo eu dou a dica de 3 exercícios que você pode fazer regularmente em seu trabalho para lhe ajudar na prevenção de algumas lesões por movimentos repetitivos. São simples, mas eficientes!
É isso aí pessoal! Fiquem atento nessas dicas para não correrem o risco de ficarem sem jogar por um tempo. São cuidados simples que devem ser tomados!
Se gostou do post e acha que pode ser útil para outros tenistas, compartilhe!
Grato pelas digas…
Faltou falar que as intercorrências podem, MUITO FREQUENTEMENTE, estar relacionadas ao EQUIPAMENTO.