O Brasil é um dos países que mais apresentam esportistas que merecem destaque no cenário mundial. Grande parte deles carregam um histórico positivo de vitórias e sempre conseguem prender a atenção do público devido à alta habilidade que possuem.
No tênis, grandes nomes já fizeram e ainda fazem parte do grupo de tenistas mais importantes da história do esporte. Por isso, o presente artigo irá apresentar uma lista com os principais jogadores de tênis do Brasil. Será possível então compreender o motivo deles merecerem destaque, servindo também de inspiração para novos tenistas que estão na luta para o desenvolvimento das suas habilidades.
Organize torneios e rankings de forma fácil. | |||
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar! | |||
Só quer jogar? | |||
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe! | |||
Veja a lista completa dos principais jogadores de Tênis do Brasil
Maria Ester Bueno
Quando se fala em tenistas brasileiros que fizeram história, Maria Ester Bueno é a primeira a ser lembrada. Isso se dá porque ela foi a primeira jogadora a levar o nome do país para o cenário internacional.
Ela jogou profissionalmente por três décadas e acumulou inúmeras vitórias, assim como jogos emocionantes onde conseguiu mostrar as suas habilidades. Ela obteve 63 títulos na carreira simples,sete títulos no Grand Slam, 11 na carreira em duplas e atingiu o primeiro lugar do ranking em 1959.
Gustavo Kuerten
É claro que Gustavo Kurten ou Guga estaria nessa lista. Ele é considerado o melhor tenista brasileiro da história. Ele nasceu em Florianópolis e desde o início da sua carreira já apresentava sinais de que não ia demorar muito para que se tornasse o melhor.
Ele conseguiu, ao longo da sua carreira, acumular o total de 358 vitórias, sendo 20 títulos na categoria simples e o primeiro lugar mundial em 2000, com destaque para os jogos no saibro. A sua alta habilidade e desempenho em quadra também fez com que ele se tornasse tricampeão de Roland Garros (1997,2000 e 2001). Além disso, ele foi o único tenista que conseguiu derrotar Pete Sampras e Andre Agassi na mesma competição, o Masters Cup de Lisboa.
Nos jogos em dupla, Kurten conseguiu oito troféus, jogando com grandes nomes, como Fernando Meligeni.
Fernando Meligeni
Poucos sabem, mas Fernando Meligeni nasceu na Argentina, porém, resolveu jogar pelo Brasil e por isso ele merece estar na lista dos principais tenistas brasileiros. Conhecido também no meio do esporte por “fino” ou “fininho”, Meligeni iniciou a sua carreira bem cedo, não demorando muito para que a profissionalização acontecesse.
No juvenil, ele venceu o Orange Bowl, terminando em terceiro no ranking mundial. Logo que se profissionalizou, ele conseguiu o seu primeiro título internacional, ATP de Bastad. A partir de então, o tenista continuou acumulando vitórias e bons jogos, tendo o pan-americano de Santo Domingo na República Dominicana o prêmio principal da sua carreira, derrotando Marcelo Rios na final.
André Sá
André Sá ganhou destaque, principalmente, nas duplas, acumulando um total de 11 troféus. A sua jornada no esporte durou de 1996 até 2018 e nesse tempo ele conseguiu alcançar a 17° posição no ranking mundial.
Um ponto a ser lembrado é que ele conseguiu ganhar cinco títulos fazendo dupla com Marcelo Melo. Ao finalizar a carreira, André acumulou 291 vitórias e 306 derrotas nos jogos em duplas.
Leitura Recomendada: Principais torneios de tênis ao redor do mundo
Bruno Soares
Considerado um dos melhores tenistas da ATP nos jogos em duplas. Ele é natural de Belo Horizonte e, assim como os demais apresentados, também iniciou a carreira tendo destaque pela sua evolução rápida e constante.
Ele tem três títulos Grand Slams em dupla, sendo que os dois primeiros foram conquistados em 2016 (Australian Open e US Open). O último título aconteceu em 2020, no Aberto dos Estados Unidos, jogando ao lado de Mate Pavic.
Leia também: Estratégias básicas para jogar tênis em dupla
Marcelo Melo
Marcelo Melo é o tenista que acumula o maior número de vitórias na modalidade duplas. A sua carreira profissional deu início em 1998 e desde então ele conseguiu 34 títulos, 529 vitórias, 311 derrotas, além de dois Grand Slams (Wimbledon e Roland Garros). Esses números representam o motivo dele estar na lista dos principais jogadores de tênis do Brasil.
A sua trajetória também foi marcada por boas posições no ranking mundial, assumindo a primeira posição três vezes. Entre os seus principais parceiros de quadra, pode-se citar Ivan Dodig (Croácia) e Lukasz Kubot (Polônia).
Luiz Mattar
Trazendo para a modalidade simples temos Luiz Mattar. Ele está entre os melhores na categoria e o início da sua carreira como tenista profissional aconteceu quando ele já tinha 22 anos.
Apesar de ser um pouco velho, quando se compara a idade inicial dos demais jogadores, a idade não foi um empecilho para que ele ganhasse destaque. Ele é o atleta brasileiro que mais conseguiu acumular pontos de ATP na modalidade simples. Nos jogos em duplas, ele levantou cinco troféus, onde duas delas foram com o uruguaio Marcelo Filippini.
Thomas Belucci
Thomas Belucci entra na lista dos principais jogadores de tênis do Brasil pela sua habilidade e bom desempenho durante as disputas. Ele conseguiu assumir a 21° posição do ranking da ATP, ou seja, a segunda melhor colocação de um tenista brasileiro, perdendo apenas para o Guga.
Entre os títulos que ele ganhou estão o Gstaad (2009 e 2012), Santiago (2010) e Genebra (2015), nas modalidades simples. Ao todo foram 200 vitórias desde o início da sua carreira.
Leitura recomendada: Tipos de quadra de tênis: quais as principais características
Thomaz Koch
O penúltimo da lista de melhores jogadores de tênis do Brasil é Thomaz Koch. O tenista carioca foi o primeiro da história do tênis brasileiro a conquistar um título Grand Slam (nas duplas mistas). A vitória aconteceu na temporada de 75.
Na Era Fechada, Thomaz também conseguiu a melhor colocação entre os jogadores brasileiros, atingindo a 12° colocação antes do índice da ATP ser criado. Ele acumula 14 títulos em simples e 3 em duplas, além de ter conquistado dois ouros no pan-americano de Winnipeg. O seu último jogo aconteceu em 1987, mas até hoje ele é lembrado pelos amantes do esporte.
Bia Haddad
A tenista Beatriz Haddad Maia é destaque entre as jogadoras brasileiras atualmente. Esta conquista aconteceu devido ao seu esforço nos treinos, que teve início aos 14 anos. Logo no começo da carreira, a tenista conseguiu alcançar a 15ª posição no ranking juvenil feminino.
A sua profissionalização no WTA aconteceu em 2017, quando ela disputou as chaves de torneios importantes, como o Wimbledon, vencendo a sua primeira partida.
Recentemente, a tenista também conseguiu conquistas importantes nos torneios da Inglaterra, tendo duas vitórias consecutivas. A primeira foi o WTA 250 de Nottingham, torneio inicial das competições disputadas na grama. Ela venceu a norte-americana Alison Riske por 2 sets a 1 na final de Nottingham.
O segundo título foi no torneio de Birmingham. A disputa também ocorreu em uma quadra de grama e a tenista venceu Simona Halep, jogadora que já foi a número um do mundo. Ao todo, Bia já conseguiu acumular 10 vitórias consecutivas em sua carreira.
Em 2023, fez história ao alcançar as semi finais de Roland Garros, se tornando a primeira brasilieira a chegar tão longe neste torneio na era aberta. Foi a primeira vez em 22 anos que um tenista brasileiro chegou até as semis. O último jogador havia sido Guga Kuerten que venceu o torneio de 2001.
Esses resultados fez com que Bia subisse cada vez mais no ranking da WTA. Após a vitória dos dois torneios britânicos, a tenista garantiu a 29° posição e ao alcançar as semi-finais de Roland Garros entrou para o Top 10 do ranking da WTA, feito nunca alcançado por uma tenista brasileira.