Fala galera! Aqui é o Hudson Cardia da HC Tennis School e hoje estreamos o blog Bola de Tênis Delivery, tudo sobre bolas de tênis!
Fiquei responsável pelo primeiro post, uma grande honra!
Bom, falaremos de um dos aparatos mais importantes para a prática do jogo as bolas de tênis ou as bolinhas, tão carinhosamente, assim intitulada, por vários de nós praticantes.
Materiais das bolas de tênis
Borracha – que compõe a parte interna da bola. Borracha que é produzida na Malásia, com seringueiras que foram cultivadas a partir de sementes contrabandeadas da Amazônia. :/
As borrachas são colocadas em um molde e saem como conchas. Estas metades são unidas com cola e em um processo que se chama vulcanização, onde são aquecidas a uma temperatura de 200°C, são seladas para que formem a bola.
A parte mais legal, e que foi surpresa para mim durante minhas pesquisas, é que durante esse processo a temperatura explode uma pastilha de nitrogênio que faz com que a bola de tênis adquira pressão interna.
Organize torneios e rankings de forma fácil. | |||
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar! | |||
Só quer jogar? | |||
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe! | |||
Feltro – Produzido por TNT (tecido não tecido), o feltro é uma junção de lã natural e nylon, tecido sintético. Por um processo chamado calandragem estes dois tecidos se compactam.
Nas bolas o feltro faz toda a diferença porque é o que distingue o piso para qual ela serve e a questão da durabilidade, bolas mais felpudas tendem a durar mais.
Existem mais de 200 fabricantes de bolas de tênis espalhadas pelo mundo, mas nem todas são autorizadas pela ITF (Federação Internacional de Tênis).
Para saber se sua bolinha é aprovada pela ITF, confira sempre este selo no tubo:
No site da Bola de Tênis Delivery você encontra mais de 15 modelos de bolas das principais marcas do mercado brasileiro: Head, Wilson, Tretorn, Babolat, Dunlop, Prince, ProSupex.
Algumas das principais regras impostas pela ITF sobre as bolas de tênis:
Peso – Deve ser entre 56,0 a 59,4 gramas;
Tamanho – Seu diâmetro deve ter entre 6,54 a 6,86 centímetros;
Altura do quique – Quando largada a uma altura de 254cm, a bola deve quicar no chão e voltar a uma altura entre 135 e 147cm.
Existem outros tipos de bolas que dependem de alguns fatores para serem colocadas em competições homologadas pela ITF, como a condição climática e pressão atmosférica.
Essas regras foram este ano homologadas em 31 de janeiro de 2017 e tem validade de três anos.
Se você tem curiosidade em saber melhor das especificações das bolas de tênis, clique aqui e veja o documento completo no site da ITF.
Algumas curiosidades em torno das bolas de tênis
Velocidade – Uma bola de tênis pode atingir até 263km/h, que foi a velocidade do saque do tenista Samuel Groth em 2012. Veja como foi:
Numeração das bolas – As bolas de um mesmo tubo tem sempre o mesmo número, geralmente 1, 2 ou 3.
Este número serve de controle, para não misturar com bolas de outro tubo, que foram abertas em outra data ou utilizadas com uma maior frequência, por exemplo.
Profissional – No profissional, considera-se que a cada nove games as bolas já estão deformadas de tal forma que precisam ser trocadas, para não atrapalhar o desempenho dos jogadores.
Como são fabricadas as bolas de tênis
Encontramos na internet um vídeo muito bacana de como são fabricadas as bolas de tênis. Confira abaixo:
https://www.facebook.com/BusinessInsiderDesign/videos/699296803611042/
Para facilitar, o pessoal do Bola de Tênis Delivery criou um quadro passo a passo com as informações traduzidas do vídeo:
Ficam aqui algumas dicas e informações sobre nossa querida bolinha!!!!!
Visitem o site do Bola de Tênis Delivery que sempre tem promoções de bolas. Não deixem também de seguir a fan page da HC Tennis School no Facebook e no Instagram e acompanhe tudo o que acontece no ambiente mais legal do tênis de Brasília.
Play!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Muito legal!! Show de bola a iniciativa! Somente complementando, as bolas quando são vulcanizadas (adiciona se enxofre + temperatura + pressão) (para que não abra ao meio durante os jogos devidos as batidas)
Esse processo muda a estrutura da borracha inicial. Passando a ter ligações químicas cruzadas. Esse processo atribui resistência a borracha.
Oi Edson! Que legal! Obrigado por completar a informação. Você conhece bem do processo ein? heheh Abraço
“Quando largada a uma altura de 254cm, a bola deve quicar no chão e voltar a uma altura entre 135 e 147cm.”
Só faltou especificar o tipo de chão…
bem acho que em um chão de quadra oficial de saibro ou cimento
Faltou informar que a pressão interna que uma bola nova vem…
Gostaria de dar uma sugestão na fabricação da bolinha…como faço?
opa Ailton, boa tarde… só nos mandar um email: atendimento@rankingdetenis.com
Se existe, onde posso comprar bolas de tenis SEM feltro??? (r.rusticci@gmai.com)
opa Ricardo.. não conhecemos esse tipo de bola e não sabemos onde se pode comprar.. abraço!
Muito informação interessante, mas só faltou dizer qual é a pressão padrão das bolinhas.
Olá boa tarde. Gostaria de saber se há produção nacional de bolinhas, utilizando-se o nosso latex produzido localmente. Obrigada
olá Isabel.. que a gente saiba não.