A prática de exercício é uma ótima forma de manter a saúde do corpo. Os benefícios dos esportes com raquete, por exemplo, são amplos e os profissionais de saúde recomendam a prática. Eles também são considerados completos e conseguem movimentar quase todo o corpo.
Além disso, esses esportes podem ser praticados tanto por crianças quanto por idosos, beneficiando todas as fases da vida. A comprovação desse fato pode ser vista pelo estudo da Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School).
Eles realizaram uma pesquisa com 80 mil voluntários e confirmaram que quem pratica esportes com raquetes tem 56% menos chances de morrer em decorrência de problemas cardiovasculares. Mas é claro que os benefícios não param por aí. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre os pontos positivos de praticar esportes com raquete.
Conheça os principais esportes praticados com raquete
O esporte também evolui e é comum que ocorra o surgimento de novas modalidades. Os esportes com raquete foram evoluindo com o tempo, surgindo novos tipos e modalidades que vão de acordo com as características dos locais em que eles foram criados.
Hoje em dia, é possível listar os dez mais praticados no mundo, mas é claro que existem outros que também são capazes de proporcionar um bem-estar ao corpo, trazendo benefícios para a saúde. Conheça a lista com os mais praticados:
- Tênis
- Squash
- Beach Tennis
- Tênis de mesa
- Badminton
- Pádel
- Gym racket
- Frescobol
- Raquetebol
- Pickleball
Cada um deles apresenta características diferentes e que fazem com que os esportistas tenham benefícios variados durante a prática. Mas é unanimidade o fato deles serem completos e ideais para quem busca um exercício completo.
Organize torneios e rankings de forma fácil. | |||
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar! | |||
Só quer jogar? | |||
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe! | |||
Quais os benefícios dos esportes com raquete?
Como falado, cada modalidade ou tipo de esporte que é praticado com raquete pode trazer benefícios variados. Porém, é possível apresentar algumas modalidades que representam muito bem todos os benefícios dos esportes com raquete, sendo elas:
Tênis
O tênis individual ou em dupla é o esporte clássico entre os citados e um dos mais praticados do mundo. As modalidades existentes conseguem desenvolver bem a capacidade motora, pois as partidas são baseadas em golpes que envolvem a movimentação de quase todas as partes do corpo. Tudo isso aliado a um ótimo desenvolvimento muscular, otimização da percepção e da atenção, além de beneficiar a respiração.
Conheça todos os tipos de quadras de tênis neste post do blog.
Beach Tennis
Por ser um esporte praticado ao ar livre e quase sempre na praia, os jogadores de beach tennis podem trabalhar o físico e também o mental. O ar puro, a natureza e o mar fazem com que a mente relaxe ao mesmo tempo que o corpo trabalha. A capacidade motora também será desenvolvida, além do trabalho dos músculos dos braços e também das pernas durante os movimentos.
A areia já é vista como um “obstáculo” para o jogador, pois os movimentos pedem mais forças nas pernas, trabalhando também os músculos dessa região.
Fizemos uma série de postagens sobre o beach tennis aqui no blog. Confira os posts sobre: benefício para a saúde, dicas para quem está começando, como escolher sua raquete, dicas técnicas e raquetes profissionais.
Squash
O Squash é uma modalidade de esporte com raquete onde a bolinha não para. Diante disso, o condicionamento físico será bem trabalhado. A alta intensidade também ajuda a desenvolver a força física e a coordenação motora, auxiliando na respiração. Além disso, o corpo passa ter uma flexibilidade maior e um aumento da resposta aos estímulos.
Pádel
É um esporte físico aeróbico é comum que o jogador perca cerca de 1000 calorias por partida, partindo do ponto que cada jogo tenha duração de 1 hora. Proporciona um bem-estar geral, reduz o estresse, tonifica os músculos e fortalece as articulações. É o exercício perfeito para melhorar a capacidade cardiorrespiratória que diminui os riscos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Benefícios dos esportes com raquete para as crianças
As crianças também podem usufruir dos benefícios dos esportes com raquetes. Por ter modalidades que podem ser praticadas desde a infância, os pequenos também têm a oportunidade de começar a cuidar da saúde e fazer disso um hábito.
Veja então alguns benefícios que esses esportes podem trazer para as crianças:
Desenvolvimento da visão e percepção
Os esportes com raquetes estimulam bastante a visão das crianças. Esse fato pode ser englobado tanto na questão física ou quando se fala em exercícios para os olhos que melhoram a capacidade de enxergar, quanto para a visão subjetiva que trabalha os objetivos da vida.
A criança começa a descobrir que o que ela vê pode abrir espaços para inúmeras possibilidades, fazendo com que ela esteja preparada para agir em diversas situações.
Otimização da coordenação e habilidades motoras
As crianças têm uma capacidade de aprender maior do que os adultos e esse fato se estende ao corpo. Quando uma pessoa tem a sua coordenação e habilidade motora trabalhada na infância, é provável que ela se torne um adulto mais saudável e preparado para desenvolver as atividades rotineiras.
O aumento dessas capacidades também diminuirá as frustrações, fazendo com que a criança se torne um adulto mais seguro em relação às suas realizações.
Melhora as relações interpessoais
Os jogos com raquete também podem ajudar a criança a trabalhar as relações interpessoais. As partidas em duplas fazem com que elas consigam compreender o poder do trabalho em grupo, além de desenvolver a capacidade de socializar. É um bom espaço para fazer novas amizades.
Ajuda os músculos a se desenvolverem
Durante as fases de crescimento, o corpo tem a necessidade de trabalhar os músculos para que eles cheguem na fase adulta prontos para sustentarem o corpo. Uma forma de realizar esse desenvolvimento é por meio do esporte. A utilização de raquetes podem ser uma ótima forma de trabalhar todos os músculos em desenvolvimento.
A raquete como forma de extensão do corpo faz com que a criança também comece a perceber melhor como os músculos trabalham. Eles crescerão com uma força elevada, um bom condicionamento e com a mente pronta para os desafios da vida adulta.